terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A História do bairro de Paripe

Paripe

O Que significa a palavra Paripe?

 O significado do nome Paripe é viveiro de peixes. 
Salientando que sua origem é tupi.







Qual a sua localização:

Está situado no subúrbio ferroviário da capital, e em seu território estão situadas as localidades de Tubarão, Estrada da Cocisa, Gameleira, Escola de menor (ladeira Almirante Tamandaré), Tororó, Muribeca, Nova Canaã, Vila Naval da Barragem, São Tomé de Paripe.




Sua Origem :

IGREJA DO Ó 

Originalmente, Paripe era uma fazenda que pertencia a Francisco Aguilar. Ali, cultivando sempre a religião católica dos portugueses, ergueu- se a Capela de Nossa Senhora do Ó, em data imprecisa: para uns, ela foi construída em 1608, para outros, em 1690.
Um importante símbolo da história eclesiástica nacional é a ruína da Igreja de Nossa Senhora do Ó. Situada em Paripe, é uma das primeiras paróquias fundadas no Brasil, datada do século XVI.







O Quilombo

O Quilombo do Tororó:
   
             Há mais de 400 anos, o Quilombo do Tororó, em São Tomé, era formado por escravos pescadores, após a abolição da escravatura, passaram a pescar e vender o peixe para os senhores e continuaram habitando o local. 
















O Quilombo

Hoje, os descendentes destes quilombolas sobrevivem basicamente da pesca e artesanato, têm no local uma herança cultural muito forte, preservando também as manifestações populares (bumba-meu-boi, capoeira...) e as festas de seus antepassados. Todos vivem organizados em cooperativa e praticamente todos são parentes naquela região.











A Estação de trem:

A estação de Paripe foi inaugurada em 1860 com o nome de Olaria. O prédio atual foi construído muito depois, específico para os trens de subúrbio. Paripe é hoje a última estação, o ponto final dos trens suburbanos tocados pela CBTU.


5 comentários:

  1. Juliana, parabéns por seu trabalho. Está maravilhoso. Fico muito feliz em poder participar, ainda que um pouco, nesta sua dedicação. Sucesso e pode contar comigo.
    Um forte abraço,
    Breno Magalhães.

    ResponderExcluir
  2. Preciso de mais referências sobre Paripe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. sou professor de história e estou pesquisando sobre a história do bairro de Brotas - a chamada Nossa Senhora das Grotas - gostaria que me indicasse se possivel referencias sobre este assunto, muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá,gostaria muito se alguém tivesse a foto da antiga escola de menores e a sua historia,estou fazendo um trabalho e não consigo encontrar nem um comentario sobre este reformatório de adolescentes que foi a escola de menores.

    ResponderExcluir
  5. A melhor lembrança que tenho da Escola de Menores? Meu irmão caçula, que minha mãe, acabou sendo tutora dele, oq ele.tinha mãe viva e já era registrado. Infelizmente nos deixou em mais de 2918. Saudade eterna.
    Nós conhecemos ele, pq alguns tinham permissão de sair, ele vinha assistir tv pela janela na casa de uma vizinha nossa, um dia ela bateu a janela na cara dos meninos. Assim que minha mae ganhou uma tv usada da minha tinha, elespoassaram a assistir na janela da nossa casa. Um de meus irmãos, se.aoegou muito.a.ele,.e mi já mae resolveu ficar cuidando dele.e.ele deu gosto nos estudos. O que mais foi longe. Nasci em uma rua que não existe mais. Rua do Revolução, n° 06. Foi bom lembrar.

    ResponderExcluir